Hoje serão anunciados os vencedores do 60ª Prêmio Jabuti 2018. O evento acontece no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, às 20h.

O Jabuti é o maior e mais tradicional prêmio da literatura brasileira. Você com certeza já ouviu falar dele, mas você sabe como ele funciona?

Se a resposta é não, não tem problema! Esse post vai te deixar por dentro de tudo que vai acontecer hoje à noite.

E se você gosta de acompanhar premiações literárias, vai adorar nosso post sobre 5 prêmios da nossa literatura.

Jabuti: entenda o maior prêmio da Literatura Brasileira

Criação

O Jabuti foi criado em 1959 e é organizado pela Câmara Brasileira do Livro desde então. O prêmio foi idealizado pelo escritor Edgard Cavalheiro, que presidia a CBL na época.

Categorias

Até 2017, o prêmio contava com 29 categorias. Em 2018, foi reformulado e passou a ter 18 categorias divididas em quatro eixos. São eles: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

O eixo literatura é o que contém mais categorias, sete no total. São elas: conto, crônica, infantil e juvenil, histórias em quadrinhos, poesia, romance e tradução.

No eixo livro, são quatro categorias: capa, impressão, ilustração e projeto gráfico. Você pode conferir as demais categorias e os finalistas de cada uma delas aqui.

Livro do Ano

Além das 18 categorias que falamos acima, o Jabuti também premia o Livro do Ano. O vencedor é escolhido entre os primeiros colocados das categorias anteriores.

Até o ano passado, eram premiados um livro de ficção e um de não-ficção. Mas isso também mudou em 2018. Hoje, o prêmio de Livro do Ano vai para qualquer livro, independente do gênero.

Prêmio Jabuti (Imagem: Divulgação/CBL)

Participação

Você deve estar se perguntando como os participantes são escolhidos, não é mesmo? Bom, essa parte é complexa então nós vamos resumir.

Basicamente, a editora ou o autor (ou ilustrador, tradutor, capista, produtor gráfico ou gráfica — dependendo da categoria) deve inscrever a própria obra. O júri analisa os inscritos e escolhe os finalistas.

O valor da inscrição e os critérios de participação variam de categoria para categoria. Se você for muito curioso, pode consultar o regulamento completo no site oficial do Prêmio Jabuti.

Jurados

São três jurados para cada categoria. Cada um escolhe 13 livros e tem dois meses para analisar.

Os jurados podem ser indicados pelo mercado editorial ou por leitores. Também é possível se autocandidatar ao júri, seguindo as (muitas) regras do regulamento. A validação do júri é feita pelo Conselho Curador do prêmio, que é formado por três profissionais.

Premiação

Esse ano, além de uma estatueta, os vencedores de cada categoria ganharão 5 mil reais. Já o vencedor de Livro de Ano irá receber 100 mil reais.

Agora que você já sabe tudo sobre o Prêmio Jabuti, é só ficar ligado na premiação mais tarde. E se você gostou desse post, não esquece de compartilhar com os amigos!