O Prêmio Jabuti anunciou ontem, em São Paulo, os vencedores de 2018.

O Jabuti dá visibilidade para escritores brasileiros e é uma boa oportunidade para conhecer novas obras e autores.  Se você quiser saber mais sobre esse prêmio, confira o nosso guia da premiação.

Como bons viciados em livros, nós ficamos ligados em tudo que rolou. Nesse post, vamos te contar quem foram os vencedores das categorias: romance, conto e poesia, além do Livro do Ano.

Conheça 3 grandes vencedores do Prêmio Jabuti

Categoria romance

O Clube dos Jardineiros de Fumaça, de Carol Bensimon, levou o troféu de melhor romance. Ambientada nos anos 60, a obra retrata a geração hippie americana e o seu legado. Como personagem principal tem um jovem professor brasileiro que trocou Porto Alegre pela Califórnia. Vale a pena ler!

Categoria conto

O vencedor desta categoria foi o livro Enfim Imperatriz, da autora Maria Fernanda Elias Maglio. Confira um trecho:

“O coração, trazia embalado à vácuo. A minha cara era cimento, argamassa sólida, rosto de concreto, que anda sem ver o musgo silencioso arrebentando o firme do chão para nascer.”

 Mailson Furtado Viana discursa no Prêmio Jabuti 2018 (Foto: Marcos Ribas/Brazil News)

Categoria poesia

O melhor livro de poesia também foi eleito o Livro do Ano. A grande vencedora foi a obra À Cidade, do autor Mailson Furtado Viana, que faturou 100 mil reais.

O poema que dá título ao livro tem mais de 60 páginas, onde o autor relata a vida no interior do Ceará. E uma curiosidade: a obra foi produzida de forma independente e sem recursos financeiros. Incrível, não?

Você pode conferir os primeiros colocados das demais categorias no site oficial do Prêmio Jabuti. O site também mantém uma lista com todos os vencedores de Livro do Ano de 1991 até hoje.

Quer ver mais posts como esse? Deixa o seu comentário nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.