O Brasil é o país que mais se destaca na produção de telenovelas. O reconhecimento se dá tanto pela qualidade das obras, quanto pelo pioneirismo do país em criar um formato que é distribuído mundo a fora. Mas uma informação quase sempre passa despercebida: muitas novelas são inspiradas em livros.

Desde 1951, quando a primeira novela foi ar, centenas de histórias encantaram os brasileiros e bateram recordes de audiência. E boa parte da inspiração dos roteiristas vem de grandes obras da literatura nacional e internacional, assim como acontece no cinema.

Você com certeza já assistiu alguma novela baseada em livro e nem sabia. Quer tirar a prova? Confira a nossa lista!

Confira 7 novelas inspiradas em livros

7. A Casa das Sete Mulheres

Baseada no romance homônimo de Letícia Wierzchowski, A Casa das Setes Mulheres foi ao ar em 2003. A minissérie do diretor Jayme Monjardim se passa durante a Revolução Farroupilha, no Rio Grande Sul, e sofreu algumas modificações em relação a história original para surpreender o público. Bem recebida pela crítica, a obra recebeu diversos prêmios, entre ele o prêmio INTE de Melhor Série.

6. Gabriela

Um marco na teledramaturgia, a novela de Walter Salles foi lançada em 1975. A história é baseada no livro “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. Falamos mais sobre a obra no nosso post sobre personagens femininas fortes.

5. O Cravo e a Rosa

William Shakespeare é pop! A novela de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira é inspirada na peça “A Megera Domada”. O Cravo e a Rosa foi ao ar em 2001 e fez muito sucesso entre os espectadores, sendo reprisada anos depois. A obra contava com Adriana Esteves e Eduardo Moscovis nos papéis principais.

Betty Faria de Tieta (Foto: Divulgação)

4. Tieta

De Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, a novela foi inspirada na obra “Tieta do Agreste”, também de Jorge Amado. Lançada em 1989, até hoje é uma das novelas mais memoráveis da TV brasileira.

3. A Escrava Isaura

De Gilberto Braga, a obra é uma adaptação da obra “A Escrava Isaura”, do escritor Bernardo Guimarães. Lançado em 1876, o livro se tornou um marco da cultura brasileira. Até os dias atuais, a história da escrava branca é presente no imaginário popular, seja por causa da obra original ou das suas adaptações para a TV.

2. Capitu

O casal Capitu e Bentinho até hoje dá o que falar. Afinal de contas, são um dos casais mais inesquecíveis da literatura. E é claro que “Dom Casmurro” não ia ficar de fora dessa lista. A minissérie baseada no livro de Machado de Assis foi ao ar em 2008. Além da televisão, a obra também conquistou as telas do cinema em 2003 com o filme “Dom”.

1. Orgulho e Paixão

Novela mais jovem da lista, Orgulho e Paixão estreou em 2018. O roteiro de Fred Mayrink foi baseado na obra de Jane Austen, com destaque para Orgulho e Preconceito, um dos seus livros mais famosos. Razão e Sensibilidade, A Abadia de Northanger, Emma e Lady Susan completam a lista dos livros de Austen que inspiraram o diretor.

Você assiste novelas? Qual a sua novela inspirada em livro favorita? Deixa o seu comentário no nas nossas redes sociais! O Clube de Livros Seleções está no Facebook e no Instagram.