Uma preocupação de todo apaixonado por livros é como mantê-los sempre conservados. Infelizmente, o tempo é cruel e ao longo dos anos eles podem ficar com a aparência danificada. No entanto, é possível amenizar e até evitar alguns danos tomando certos cuidados.

Pequenos cuidados ao manusear, guardar e ao marcar as páginas, por exemplo, podem ser determinantes para a saúde das suas obras.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos te dar 10 dicas simples para conservar livros. Vem com a gente!

Confira 10 dicas para conservar livros

1. Guarde na vertical

A vertical é a melhor forma de armazenar seus livros na estante, deixando um espaço saudável entre um e outro. Colocar os livros na horizontal pode danificá-los pelo excesso de peso.

2. Evite o sol

Deixar seus livros expostos aos raios solares pode entortar a capa e a lombada. Por isso, mantenha seus livros armazenados em um local sem luz solar.

3. Não use livros como apoio

Usar os livros como apoio para escrever pode marcar a capa. Por isso, procure uma mesa ou um caderno.

4. Pegue pelo meio

Nunca retire seus livros da prateleira pela parte superior ou inferior. Esse manuseio pode estragar lombada. O ideal é sempre pegar o livro pelo meio.

5. Não use clipes de papel

Os clipes de papel geralmente enferrujam e mancham as páginas. Outra prática a ser evitada é marcar as páginas fazendo um pequena dobra na ponta. Use marcadores de página em vez disso.

6. Tenha sempre as mãos limpas

Autoexplicativo, não é mesmo? Se você quer manter seus livros com cara de novos, nada pegá-los com as mãos sujas.

7. Retire a poeira

É recomendável retirar a poeira dos livros com uma flanela seca, pelo menos, uma vez a cada 15 dias. Caso a sua coleção seja muito grande, limpe as lombadas ao menos duas vezes ao ano. Evite espanadores.

8. Livre-se do cheiro ruim

Livros guardados há muito tempo podem ficar com um cheiro desagradável. Para se livrar do odor ruim, abra seus livros em um local arejado por algumas horas.

9. Nada de encapar seus livros

Plástico, papel pardo, embalagens de presente: evite tudo isso. Esse materiais impedem a capa do livro de respirar. Isso provoca manchas.

10. Use uma capa protetora de tecido

Se você é daqueles que carrega livros na bolsa, é bom usar uma capa protetora de tecido. Elas não danificam e protegem a capa do contato com os outros itens da bolsa.

Tem mais alguma dica para conservar livros? Deixa o seu comentário nas nossas redes sociais! O Clube de Livros Seleções tem Facebook e Instagram.