Ler é um dos passatempos mais divertidos que existem. Um simples livro nos transporta para diferentes lugares, épocas e desperta inúmeras emoções. Mas a diversão é apenas um dos benefícios da leitura.

Você com certeza já ouviu falar que ler melhora o vocabulário, a escrita e desperta o senso crítico. Também é sabido que a leitura aumenta o foco e a concentração.

O que pouca gente sabe é que a influência dos livros vai muito além disso. A leitura é um instrumento tão poderoso que pode melhorar a sua saúde e até ajudar na prevenção doenças.

Nesse post, listamos três exemplos (com estudos comprovados!) dos benefícios da leitura para a saúde. Vem com a gente!

Conheça 3 benefícios da leitura para a saúde

#3 Ler aumenta a expectativa de vida

30 minutos de leitura diária pode aumentar em dois anos a sua expectativa de vida. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Eles observaram mais de 3 mil pessoas e descobriram que quem lia meia-hora por dia tinha, em média, dois anos de vida a mais do quem não lia.

Os leitores que chegavam a três horas de leitura diária eram 23% menos propensos a morrer ​do que aqueles que liam apenas jornais ou revistas.

#2 A leitura auxilia na prevenção do Alzheimer

​Uma pessoa que mantém o cérebro ativo com leitura — ou jogos complexos, como o xadrez — tem 2,5 menos probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer em relação à pessoas que se dedicam a atividades pouco estimulantes. O estudo é da National Academy of Sciences (EUA).

#1 Ler reduz o estresse

Ficar absorto em outro mundo, longe dos problemas do mundo real, pode diminuir os níveis de estresse. Segundo um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, apenas seis minutos lendo um bom livro pode ​reduzir o estresse em até 68%​.

Ficou surpreso com os benefícios da leitura para a saúde? Compartilhe esse post com aqueles amigos que não são muito fãs de livros e convença o pessoal a começar a ler agora mesmo!