Quem não gostaria de ter a oportunidade de viajar pelo Brasil? Somos o maior país da América Latina e um dos mais ricos em recursos e beleza natural. Temos as Cataratas do Iguaçu, as praias do nordeste e muitos pontos turísticos incríveis por todo o território.

Todos esses lugares concentram uma imensa diversidade cultural e conhecer tudo isso seria um sonho, não é verdade? Mas, nós sabemos que nem todo mundo dispõe de recursos para viajar. E é aí que entra a literatura.

Quer saber como? Vem com a gente!

Use a literatura para conhecer outras culturas

Os livros são os aliados perfeitos quando o assunto é conhecer novas culturas. Uma história bem ambientada é capaz de transportar o leitor para qualquer lugar do mundo.

Com a literatura temos a oportunidade de aprender sobre os costumes, a culinária e as características de lugares muito distantes de nós. Isso amplia os conhecimentos e deixa aquela sensação de ter viajado sem sair do sofá.

Hoje, nós vamos te transportar pelos quatro cantos do Brasil com esses livros ambientados aqui. Será que você já leu algum?

5 livros para conhecer o Brasil sem sair de casa

#1 Capitães de Areia, Jorge Amado

Esse romance se passa em Salvador, Bahia, e foi o escolhido para representar o nordeste. O livro narra a história de crianças desemparadas e sem destino, que aplicam pequenos golpes para sobreviver.

#2 Dois Irmãos, Milton Hatoum

O representante do norte é esse drama familiar ambientado em Manaus, no Amazonas. A história fala de relações de identidade e diferenças em uma família. Trinta anos depois da chegada dos gêmeos Yaqub e Omar na casa, o filho da empregada conta os dramas que presenciou calado.

#3 Cidade Livre, João Almino

Esse romance ficcional é o nosso representante do centro oeste. A história se passa durante a criação do Núcleo Bandeirante, cidade satélite de Brasília. Cidade Livre era do local onde recrutavam operários para trabalhar na construção da capital brasileira.

#4 Canaã, Graça Aranha

Clássico da literatura brasileira, Canaã se passa no Espírito Santo e é nosso representante do sudeste. A obra aborda a imigração alemã para o estado através da história dos personagens Milkau e Lentz.

#5 O Tempo e O Vento, Érico Veríssimo

A série literária de Érico Veríssimo narra parte da história do Brasil vista do Rio Grande do Sul. A saga das famílias Terra e Cambará é considerada a obra definitiva do estado e foi a nossa escolhida para representar o sul do país.

Depois de ler esses livros você vai ter uma verdadeira aula de cultura e história brasileira. Se gostou da nossa lista, deixa o seu comentário nas nossas redes sociais! Nós estamos no Instagram e no Facebook.