O Dia da Mulher já passou, mas as homenagens à grandes mulheres da literatura continua aqui no blog. E hoje nós vamos falar de livros com personagens femininas fortes, que servem de inspiração para muitas mulheres.

Essas histórias mostram que é possível escrever personagens complexas, inteligentes e com muita personalidade. Além disso, exploram outros papéis para mulheres que não sejam apenas de namorada ou esposa ingênua.

Ficou curioso? Confira a lista!

5 livros com personagens femininas fortes

5. Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie

Falou em mulheres fortes, falou em Chimamanda. A escritora nigeriana, que ganhou notoriedade no Brasil com as obras Sejamos Todas Feministas e Americanah, sempre tem mulheres no centro de seus livros.

O nosso escolhido para essa lista foi “Americanah”. O livro narra a história de Ifemelu, uma jovem que deixa a ditadura da Nigéria e vai estudar nos Estados Unidos. Lá, ela enfrenta os desafios de ser uma mulher negra e imigrante, a saudade de casa e do seu amor de infância.

4. Trilogia Millenium, Stieg Larsson

Os livros de Stieg Larsson dispensam apresentações. Aclamadas pela crítica, as obras da Trilogia Millenium têm a investigadora Lisbeth Salander como personagem central.

Lisbeth é excelente no seu trabalho, excêntrica e extremamente inteligente. Ao lado do jornalista Mikael Blomkvist ela é a peça chave para a solução de crimes misteriosos.

Em 2011, o livro “Os Homens que não Amavam as Mulheres” foi adaptado para o cinema. Em 2018, foi a vez de “A Garota na Teia de Aranha” ganhar versão cinematográfica.

“Lute como uma garota.”

3. Gabriela, Cravo e Canela, Jorge Amado

Uma mulher forte, que não aceita se submeter ao marido e foge das padrões impostos pela sociedade. Essa é Gabriela, que dá nome à obra de Jorge Amado. A frente de seu tempo, ela se tornou uma das personagens femininas mais memoráveis da literatura brasileira.

2. Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Essa distopia de ação e aventura acompanha a história da jovem Katniss Everdeen. Para salvar a irmã, ela se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes, uma competição em que jovens de 12 distritos devem lutar até a morte.

Durante os jogos, Katniss quebra as regras e desafia as autoridades. Suas ações dão início a uma revolução que pode mudar a história para sempre. A trilogia também ganhou adaptação para os cinemas em 2012.

1. Melancia, Marian Keyes

Se tem alguém que sabe escrever personagens femininas fortes e cativantes, esse alguém é Marian Keyes. A escritora irlandesa explora o mundo feminino nas suas obras de forma leve e divertida. É o caso de “Melancia”, livro lançado em 1995.

A obra conta a história de Claire, que descobre as traições do marido no dia do nascimento da sua filha. Depois de ser abandonada, ela entra em depressão e abusa da bebida. Mas sua história começa a mudar quando Claire finalmente percebe que sua vida é muito mais que o seu casamento.

Quem é assinante do Clube de Livros Seleções já pode conhecer e curtir o trabalho de Marian Keyes, que esteve na nossa caixinha de Fevereiro com o livro “A Estrela Mais Brilhante do Céu”.

E aí, o que você achou da nossa lista? Conta para a gente lá nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.