Hoje é aniversário de São Paulo, a cidade completa 465 anos. E é claro que nós vamos homenagear a terra da garoa com uma lista de livros ambientados nela.

Conhecida pela sua diversidade cultural e por ser recanto de muitos artistas, São Paulo já inspirou vários livros. Da ficção às memórias, essas obras são verdadeiras declarações de amor à capital paulista.

Quem é de fora, vai se apaixonar pela cidade. Quem é paulistano, vai ficar ainda mais orgulhoso do lugar onde nasceu. Confira!

5 livros ambientados em São Paulo

#5 Rotas Literárias de São Paulo, Goimar Dantas

E se eu te dissesse que São Paulo tem 21 destinos literários para conhecer? O livro de Goimar Dantas é um guia para todos eles.

O autora reuniu histórias sobre os locais, fotografias, entrevistas com escritores, livreiros e críticos literários para compor a obra. Um prato cheio para os fãs da cidade e de literatura.

#4 As meninas, Lygia Fagundes Telles

A obra de Lygia Fagundes Telles é para os fãs de ficção. O livro conta a história de três universitárias que moram em um pensionato de freias na capital paulista. Publicado em 1973, o título é considerado um dos mais corajosos da época por retratar um cena de tortura. O tema era tabu na década 70.

#3 Saudades de São Paulo, Claude Lévi-Strauss

O filósofo belga Claude Lévi-Strauss trabalhou na Universidade de São Paulo entre 1935 e 1937. Em 1996, resolveu escrever sobre o que encontrou na cidade na época. Uma obra para quem gosta de livros de memórias e de revisitar o passado.

#2 São Paulo, Cristiano Mascaro

O fotógrafo Cristiano Mascaro viajou pelo estado em busca de imagens que capturassem o espírito da vida paulistana. Um livro para conhecer São Paulo e também para se apaixonar por fotografia.

#1 A Capital da Solidão, Roberto Pompeu Toledo

Esse é para quem gosta de livros com uma pegada mais histórico-jornalística. A obra conta a história de São Paulo, das suas origens até 1900. Roberto Pompeu Toledo explica como cidade se transformou de local solitário, com pouco mais de 30 mil habitantes, em uma grande metrópole.

E se você curte livros ambientados em terras brasileiras, confira também: 5 livros para conhecer o Brasil sem sair de casa.