Hoje é aniversário de José Saramago, um dos maiores nomes da literatura. O escritor, que faleceu em 2010, completaria 96 anos se estivesse vivo. No post de hoje, faremos uma homenagem listando seis livros de José Saramago que você precisa ler.

Filho de camponeses, o escritor português exerceu diversas profissões ao longo da vida. Seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico. Publicou o primeiro livro, Terra do Pecado, em 1947. Só em 1976 passou a viver apenas da literatura.

Em 1995, ganhou o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Três anos depois, foi laureado com o Nobel da Literatura. Desde então, Saramago é o único escritor de língua portuguesa a ter um Nobel.

Sua escrita muito particular e característica pode assustar no início, mas seus livros são indispensáveis na estante de qualquer leitor. Veja a nossa lista!

6 livros de José Saramago que você precisa ler

As Intermitências da Morte

“No dia seguinte ninguém morreu”. É assim que Saramago dá o pontapé inicial em sua reflexão sobre amor, vida, morte e o sentido da nossa existência.

Ensaio Sobre A Cegueira

Um dos livros mais famosos de José Saramago. Ensaio Sobre a Cegueira foi traduzido para diversos idiomas e adaptado para o cinema. Na história, uma epidemia de cegueira branca se espalha por uma cidade e abala completamente as estruturas sociais.

Caim

Uma das muitas obras do escritor que trata da bíblia. Leia um trecho da sinopse: “Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha. No trajeto, o leitor revisitará episódios bíblicos conhecidos, mas sob uma perspectiva inteiramente diferente.”

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Nessa ficção histórica, José Saramago reconta a história de Jesus Cristo com um olhar moderno e crítico. A obra foi recebida com polêmica na época de seu lançamento.

Ensaio Sobre A Lucidez

Em um país fictício, uma numerosa quantidade de votos em branco causa uma crise política. O acontecimento é o ponto de partida para a narrativa que propõe uma crítica ao sistema político. Vale a leitura!

O Homem Duplicado

E se você descobrisse que existe alguém exatamente igual a você? Com o mesmo corpo, o mesmo rosto e a mesma voz? É isso que acontece com o personagem principal de O Homem Duplicado. Os acontecimentos posteriores à descoberta são imprevisíveis. O livro ganhou uma adaptação para o cinema em 2014.

Esses são os 6 livros de José Saramago que nós consideramos essenciais. Concorda com a lista ou acha que faltou algum livro?

Deixa o seu comentário nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.