A literatura é cheia de histórias sobre maternidade e a relação entre mães e filhos. Seja por serem muito boas ou muito más, as grandes mães dos livros sempre se destacam e ficam no nosso imaginário para sempre.

E às vésperas do Dia das Mães, nada melhor que relembrar algumas dessas figuras icônicas. Por isso, nós fizemos essa lista com as mães mais marcantes da literatura. Confira!

Veja 7 grandes mães da literatura

7. Eva Khatchadourian (Precisamos Falar sobre Kevin)

Imagine ser mãe de um psicopata. Esse é o drama de Eva, do livro Precisamos Falar sobre Kevin, uma personagem complexa que lida diariamente com o sofrimento causado pelas ações do filho. Em 2012, a obra foi adaptada para o cinema com a atriz Tilda Swinton no papel de Eva.

Elenco do filme Precisamos Falar sobre Kevin (Foto: Divulgação)

6. Margaret White (Carrie, A Estranha)

Da série: mães que ninguém gostaria de ter. Margaret White é uma fanática religiosa que vê pecado em todos os cantos e aplica castigos severos em sua filha, Carrie, por considerá-la uma bruxa. Como era de se esperar, a história não acaba muito bem para nenhuma das duas.

Carrie é um dos livros mais famosos do escritor Stephen King e ganhou adaptações para o cinema em 1976 2013.

5. Joy Newsome (O Quarto de Jack)

A definição de porto seguro e amor incondicional, essa é Joy Newsome do livro e filme O Quarto de Jack. A relação com seu filho, Jack, se dá em uma situação extrema em que seu amor e instinto de sobrevivência é o que os mantém vivos.

Cena do filme O Quarto de Jack (Foto: Reprodução)

4. Lílian Potter (Harry Potter)

É claro que nós não poderíamos esquecer de Lílian Potter, uma mãe que literalmente se sacrificou pelo seu filho, Harry Potter — o bruxinho mais famoso da literatura.

3. Cersei Lannister (As Crônicas de Gelo e Fogo)

Implacável, cruel, manipuladora e capaz de tudo pelo poder, Cersei não é a mãe mais carinhosa que nós já vimos. No entanto, a vilã dos livros de George R. R. Martin nutre um amor profundo pelos seus três filhos e faz o que for possível para protegê-los.

Cersei Lannister na série Game Of Thrones, da HBO (Foto: Reprodução)

2. Catelyn Stark (As Crônicas de Gelo e Fogo)

Diferente de Cersei, Catelyn Stark é uma mulher bondosa e honrada. Mas no quesito amor pelas crias, as personagens são muito parecidas. Típica mãe protetora, Catelyn sempre põe a família acima de tudo e é capaz de colocar a própria vida em risco para proteger seus cinco filhos.

1. Malorie Hayes (Caixa de Pássaros)

A princípio, Malorie não gostava da ideia de maternidade, mas o destino quis que ela fosse mãe de duas crianças. Vivendo em um mundo pós-apocalíptico, a personagem aprende a amar os filhos e luta para que eles vivam em segurança.

Caixa de Pássaros, ou Bird Box, ganhou uma versão em filme na Netflix e se tornou um dos maiores sucessos da plataforma.

Cena do filme Bird Box (Foto: Netflix/Divulgação)

Qual dessas grandes mães da literatura é a sua favorita? Deixa o seu comentário nas nossas redes sociais! O Clube de Livros Seleções está no Facebook e no Instagram.