Já estamos em clima de Oscar! A cerimônia acontece no dia 24 deste mês e nós vamos relembrar filmes inspirados em livros que ganharam o prêmio.

O cinema adora se apropriar dos livros e, em alguns casos, as adaptações são mais consagradas que as histórias originais. E esse é o caso de alguns desses filmes.

Será que você sabe quais são? Confira a nossa lista!

7 filmes baseados em livros que venceram o Oscar

7. A Noviça Rebelde

Esse clássico do cinema foi inspirado na obra The Story of the Trapp Family Singers, o livro de memórias da baronesa Maria von Trapp. Em 1966, o filme levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor, Trilha Sonora, Montagem e Som.

6. E o Vento Levou…

Baseado na obra homônima da escritora Margareth Mitchell, o filme recebeu 13 indicações ao Oscar de 1940. Das 13, venceu em oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Edição, Fotografia e Direção de Arte. Ufa!

5. A Lista de Schindler

Inspirado no romance Schindler’s Ark, de Thomas Keneally, esse filme levou sete estatuetas na cerimônia de 1994. Melhor Filme, Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Montagem, Fotografia e Direção de Arte.

4. 12 Anos de Escravidão

O drama foi inspirado na biografia emocionante de Solomon Northup, um homem negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo. A película recebeu nove indicações ao Oscar de 2013 e venceu três: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

3. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Um dos maiores vencedores do história do Oscar. O filme foi inspirado na obra do escritor J.R.R. Tolkien e em 2004 conquistou os 11 prêmios das 11 categorias em que foi indicado.

Veja a lista: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Efeitos Visuais, Edição, Figurino, Maquiagem, Mixagem de Som, Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Incrível!

2. Um Estranho no Ninho

Em 1976, esse filme inspirado no livro homônimo de Ken Kesey garantiu nove estatuetas. Entre os prêmios estão os de Melhor Filme, Melhor Diretor, Ator, Atriz e Roteiro Adaptado.

1. O Poderoso Chefão

Clássico do cinema e da cultura pop, o Poderoso Chefão foi inspirado na obra de mesmo nome do escritor Mario Puzo. Estrelado por Marlon Brando, o filme garantiu três prêmios no Oscar de 1973: Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

Se você gosta de ver tudo que a literatura já inspirou por aí, veja também a nossa lista com séries inspiradas em livros!