O amor pelos livros cedo ou tarde coloca todos leitores na mesma situação: estantes lotadas e desorganizadas.

A bagunça gera longos minutos procurando aquele livro favorito ou vários esbarrões nas pilhas espalhadas pelo quarto.

Quando se tem muitos livros, sair da desordem pode parecer impossível. Entretanto, existem formas eficazes de organizar sua biblioteca pessoal.

Se esse é o seu caso, vem com a gente que nós vamos te ensinar 5 formas de organizar seus livros.

Desapegar é preciso

Antes de partir para a organização em si, é importante fazer um inventário. Vasculhe suas pratilheiras e veja quantos livros você tem e quais deles você gostaria de manter.

Tire fora obras que você não gostou ou que não faz questão de ter na sua coleção. Depois, é só doar, vender ou trocar em redes sociais de livros. Pode ser um pouco triste se despedir deles, mas vai valer a pena.

5 formas de organizar seus livros

Depois de desapegar e liberar espaço na estante, é hora de organizar. Escolha seu método de organização favorito e coloque e mão na massa.

1. Organizar os livros por cor

Esse método vai deixar sua estante arrumada e sua decoração muito mais bonita. O modo de fazer é simples: basta separar os livros pela cor da capa e ir criando paletas de cores.

Por exemplo, todos os verdes em uma prateleira e todos os roxos em outra. Além disso, você também pode optar por separar entre cores quentes e frias, fazer um arco-íris, um degradê. É só deixar a imaginação fluir.

2. Do menor para o maior

A forma mais clássica de organização e ideal para quem se importa com simetria. Aqui, não tem muito o que explicar. É só começar dos livros mais altos para os mais baixos.

3. Por ordem alfabética

Esse talvez seja o método mais complexo da lista. Entretanto, é divertido e vai deixar sua estante com cara de livraria.

Separe os livros de acordo com a primeira letra do título. O resto você já sabe: comece pela letra A e vá até a letra Z.

4. Organizar os livros por autor

Outro método também muito utilizado por livrarias é colocar todos os livros do mesmo autor numa mesma prateleira. Essa forma de organizar livros também exige paciência, mas facilita muito na hora de encontrar um livro específico.

5. Separar entre lidos e não lidos

Esse método é bastante fácil e vai te ajudar a acabar com aquela sensação de “não tenho nada para ler”. Separe uma prateleira apenas para os livros que você comprou e ainda não leu.

Assim, eles não vão sumir no meio dos outros e você vai conseguir localizá-los com mais facilidade.

Definitivamente, existem muitas formas de organizar seus livros. Algumas são mais trabalhosas que as outras, mas opções não faltam. Agora, é só escolher o método que mais te agradou e começar a organização hoje mesmo.

Gostou das dicas? Deixa seu comentário nas nossas redes sociais. O Clube de Livros Seleções está no Facebook e no Instagram.