Já pensou na influência que a cultura pop exerce na nossa vida? Os escritores americanos Dan Karlan, Allan Lazar e Jeremy Salter pensaram. Eles escreveram o livro As 101 Pessoas Mais Influentes que Nunca Viveram (The 101 Most Influential People Who Never Lived, em inglês), que é um ranking de personagens mais influentes de todos os tempos.

A obra reúne personagens do cinema, da televisão e, claro, da literatura. E nós selecionamos 5 dos melhores colocados da lista para compartilhar com vocês.

E se você gosta de listas como essa, vale a pena conferir o nosso post com os 5 personagens mais assustadores da literatura.

5 personagens mais influentes da literatura

Alguns foram criados há décadas, mas até hoje estão presentes no nosso imaginário. Esses personagens marcaram a literatura, se transformaram em ícones da cultura pop e influenciam gerações. Veja a lista:

Grande Irmão

Do livro 1984, de George Orwell, o Grande Irmão é a personificação de uma sociedade sob constante vigilância. O personagem, que ficou com o 2º lugar da lista, inspirou a criação de diversos reality shows no mundo todo. O nome Big Brother te soa familiar?

Hamlet

O personagem da obra homônima de William Shakespeare ganhou o 5º lugar no ranking. A obra de 1609 é uma das mais famosas e influentes do poeta.

Sherlock Holmes

Oitavo no ranking, o personagem dispensa apresentações. O investigador mais famoso da literatura tem até um museu em seu nome. Sherlock ficou conhecido por sua habilidade em solucionar mistérios e está eternizado como um dos personagens mais influentes e famosos da história.

Romeu e Julieta

Talvez o casal mais famoso dos livros. O romance trágico de Romeu e Julieta até hoje a influencia diversas histórias na literatura, na TV e no cinema. Também criados por William Shakespeare, ficaram com o nono lugar da lista.

Dom Quixote

Da obra homônima de Miguel de Cervantes, Dom Quixote é o 17º do ranking. Inspirado por livros de cavalaria, o personagem decide sair pelo mundo e viver sua própria história. O livro é considerado um dos mais relevantes da literatura e até hoje é leitura obrigatória em escolas e vestibulares.

Menções honrosas: super-heróis e personagens infantis

A gente não poderia finalizar esse post sem falar de super-heróis e personagens infantis. Eles merecidamente foram lembrados pelo trio de escritores americanos e ganharam um espacinho no ranking.

Os super-heróis Batman e Superman ficaram com o 60º e o 64º lugar da lista, respectivamente. Entre os personagens infantis, foram lembrados: Cinderela (26º), Alice, de Alice no País das Maravilhas (34º), João e Maria (52º), Peter Pan (70º) e Dorothy, de O Mágico de Oz (91º).

Você pode acessar a lista completa aqui.

Concorda que esses personagens merecem a alcunha de mais influentes da história? Deixa o seu comentário nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.